domingo, 20 de setembro de 2009

ação e reação

Tudo na vida tem de ser conquistado sem expectativas. Fomentamos demais as respostas que nem sempre virão de nós mesmos. Se algo genuinamente acontece e não estamos esperando por isso, nos surpreendemos. Não subjulgamos, nem criamos respostas prontas. Apenas recebemos uma ação positiva, que surge como consequência direta do que somos e representamos pro mundo. Tudo é consequência, não é causa.  

Ao pensar, criamos a nossa verdade. E a verdade é um sentimento: ela não é in, é out. O pensamento não corresponde à uma ação concreta. É preciso mais. Lembrei de uma frase incrível que ouvi na peça Regurgitofagia, encenada há alguns anos por Michel Melamed: 

"Antes de mais nada, tudo: porque diferentemente dos ávidos antropófagos, já deglutimos coisas demais"


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

trilho

De longe eu ouvia os longos apitos do trem. uma, duas, várias vezes. Um gole de leite com chocolate bem quentinho, daqueles que só a minha vó sabia preparar. "vó, ainda tá passando trem? À essa hora?" Adormeci. Trem me lembra misto quente. Aquele que o garçom trazia. Hum, e a coca-cola meio-sem-gelo, não tem problema. Eu tava mais interessado na paisagem que eu via na janela. Estava mais interessado em saber qual seria a próxima parada da viagem. "Já chegamos na casa-do-tio, vó?" Tenho saudade das frases-com-hífen, todas elas. De pão-de-forma sem casca, das piadas-sem-graça da minha tia, de tirar uma soneca-sem-pressa no caminho e acordar com os mesmos apitos do trem que sempre me fizeram dormir tão bem.